Maria da Luz Ferreira de Barros

Maria da Luz de Oliveira Barbosa Ferreira de Barros em Lobão, concelho de Santa Maria da Feira, em 1957. Em 1992, licenciou-se em Ciências Históricas pela Universidade Portucalense – Infante D. Henrique, tendo recebido, em 1994, o prémio Fundação Eng.º António de Almeida, atribuído aos melhores alunos da licenciatura. Em 1996, concluiu o Mestrado em História Medieval na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, e em 2000, terminou o Curso de Doctoramiento pela Faculdad de Filosofia y Letras da Universidad de Valladolid.

Nesta área, participou em vários projetos de investigação, desde logo como bolseira na Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, entre 1995 e 2001. Publicou diversos artigos em revistas da especialidade, entre os quais, «Repercussões do Direito de Aposentadoria no Quotidiano da Mulher Portuguesa na Baixa Idade Média. Algumas notas para o seu estudo», «Uma Causa de Insegurança das Mulheres Viúvas: O Direito de Pousada», e é coautora da História da Marinha Portuguesa – Homens, Doutrinas e Organização, I Volume (1139 – 1414).

Nos seus estudos, e em diversas intervenções e congressos em que participou, sempre privilegiou a causa feminina, desde tempos medievos, mormente os abusos cometidos sobre as mulheres. Trabalhou, anos depois, numa Residência Temporária de Acolhimento de Mulheres Vítimas de Violência Doméstica e, posteriormente, em projetos de Apoio à Igualdade de Oportunidades, tanto em Portugal, como no Espaço das Comunidades Portuguesas no Mundo.

Na área da literatura publicou alguns contos: «E assim foi…», na coletânea Contos e Vidas em Estórias, «Passado Abandonado», na coletânea, formato e-book, Não Vão os Lobos Voltar, «As viagens de Manuel», na coletânea Os Elos da Língua Portuguesa. É coautora do livro «Marcados pelo Destino».

Em 2019, publicou o seu primeiro romance «A Escolha».